A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro promoveu uma formação para o aprimoramento do atendimento aos alunos com demandas educacionais diferenciadas na Rede Municipal. O foco foi a avaliação diagnóstica e o planejamento adequado para garantir uma educação equânime para todos os alunos, especialmente aqueles com demandas educacionais diferenciadas.
Durante a formação, a Assessora Técnico-Pedagógica da Inclusão, Sandra Baldin, apresentou dados significativos sobre a matrícula de alunos com deficiências, revelando um aumento substancial no número de alunos matriculados em 2024. Ao todo, são 1.181 alunos matriculados, dos quais 625 estão sendo atendidos pelas Salas de Recursos. Esses números representam um grande salto em comparação com 2017, quando havia apenas 353 matrículas e 211 alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com a implantação de 18 Salas de Recursos e um total de 28 professores especializados, a prefeitura está proporcionando um suporte mais abrangente e eficaz para os alunos com deficiências.
Dentre as diversas deficiências abordadas estão o autismo, deficiência visual, surdez, Síndrome de Down, deficiência física, paralisia cerebral e múltipla, TDAH, entre outras. Essa diversidade de necessidades requer uma abordagem pedagógica e estratégias de ensino diferenciadas para garantir o pleno desenvolvimento de cada aluno.
Nesse contexto, a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, destacou a importância dessas formações e investimentos para a construção de uma educação inclusiva e de qualidade. "Nossa prioridade é garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a educação, garantam a permanência, a participação e a aprendizagem. Estamos comprometidos em oferecer formação contínua aos nossos professores, para que possam desenvolver práticas pedagógicas inclusivas e eficazes, atendendo às especificidades de cada aluno”, ressalta.