Na noite desta segunda-feira, 28, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Transformação Digital (Sepland), realizou a primeira das seis audiências pública que acontecerão na cidade. O principal objetivo do encontro é a construção do Plano Plurianual (PPA) para o próximo quadriênio, 2026 a 2029, e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Estas ações buscam aproximar a população da gestão municipal a partir do programa ‘Socorro da Gente’. Este primeiro encontro foi realizado na Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP), voltado para a população do São Brás, Marcos Freire I e II e Mangabeiras.
A secretária da Sepland, Camila Godinho, explicou a metodologia utilizada no encontro para facilitar o entendimento sobre o PPA e LOA. A secretaria desenvolveu uma dinâmica lúdica, dividida em três etapas: diagnóstico, aplicação de recursos e avaliação de prioridades.
“É muito difícil fazer com que as pessoas entendam o que é o orçamento público e como ele funciona. Pensando nisso, trouxemos algumas atividades para materializar esse processo de tomada de decisão. Fizemos o diagnóstico, para que eles dissessem o que tem no bairro e o que funciona ou não, partimos para a simulação para que eles apliquem o recurso em cada pasta e decidir para onde o dinheiro vai dentro daquilo que a lei determina”, detalhou Camila.
Além disso, também foram apresentadas algumas ações orçamentárias predefinidas para que fossem priorizadas. “Queremos entender quais são as prioridades de cada comunidade, cada região. Em seguida, estaremos sistematizando todas as propostas em um documento único que farão parte do nosso planejamento. As áreas definidas como prioritárias, serão implementadas nos primeiros anos”, afirmou a gestora.
Socorro da Gente
Natural de Socorro, Grasiella Almeida, contou que acompanha as ações da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e reconheceu a importância de participar da audiência pública que visa aproximar a gestão da população. “Sou contadora, entendo um pouco do assunto, e vi que poderia contribuir de alguma forma nesse encontro, além de ficar por dentro de como o orçamento está sendo pensando dentro do município. Essa ação é muito importante, estou aqui para exercer meu papel de cidadão. Para mim, uma das principais prioridades na cidade hoje é a mobilidade urbana” completou.
A socorrense Isabela Bispo, coordenadora técnica do Instituto Piabinhas, também esteve na reunião para fazer sua contribuição. “Estou sempre buscando ser participativa naquilo que depende de nós enquanto cidadãos. Temos direitos, mas também temos alguns deveres a cumprir e um deles é participar da construção de uma cidade melhor. Uma das minhas propostas é voltar um pouco da atenção para a pauta das mulheres, porque em Socorro temos um índice alto de violência, então penso em melhorar a vida da mulher socorrense”, disse.
Confira o cronograma das audiências públicas:
POLO AMARELO: Albano, Piabeta, Taiçoca de Dentro, Marcos Freire lll e Novo Horizonte.
30/04: às 18h no Anexo da Escola Municipal Padre Pedro.
POLO LARANJA: Centro Histórico, Castelo e Porto Grande, Povoado Bita e Oiteiros.
08/05: às 18h no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
ESCUTA E AÇÃO NO JOÃO ALVES:
16/05: às 18h na praça de eventos do Shopping Prêmio.
POLO VERDE: Boa Viagem, Itacanema, Santa Cecília, Santo Inácio, Sobrado, Pai André, Parque dos Faróis, Parque São José e Parque Nossa Senhora de Fátima.
22/05: às 18h no Espaço Elma Paixão.
POLO ROSA: Guajará, Jardim, Palestina de Dentro e de Fora, Santa Inês e Taboca.
29/05: às 18h no Colégio Estadual Professor Leão Magno Brasil.