A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), iniciou, no final de maio, uma fiscalização rigorosa nos pontos de venda de fogos de artifício espalhados pelo município. A ação tem como objetivo garantir a segurança da população durante o período junino, especialmente em relação aos comércios que operam sem a devida autorização.
Ao todo, 15 barracas funcionarão durante o período festivo, mas a autorização só é concedida após um processo que envolve diversos órgãos de segurança. Primeiro, o comerciante deve fazer a solicitação junto à Semsurb. Em seguida, é necessário obter a liberação da Polícia Civil e passar por uma vistoria do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Após o cumprimento dessas etapas, o interessado retorna à secretaria para apresentar os documentos e efetuar o pagamento de uma taxa, que gira em torno de R$ 800.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Alcides Júnior, reforçou a importância da fiscalização contínua. “Começamos a fiscalizar as barracas desde o dia 24, uma vistoria que tem acontecido de forma contínua. Para aquelas que não possuírem a liberação, o local deverá ser desativado”, afirmou.
Além da exigência de alvará, há critérios de localização: as barracas não podem ser instaladas próximas a residências, escolas ou hospitais.
Venda de fogueiras
Sobre a comercialização de fogueiras, a Semsurb informou que ainda estuda a definição de um espaço apropriado para a venda. “Encontraremos um local adequado para a comercialização. Estamos aguardando para disponibilizar o local”, completou o secretário.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança, a organização do comércio e a preservação das tradições juninas de forma responsável.