A tarde desta quarta-feira (30) foi dedicada à cultura. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (Semcult), realizou o primeiro ‘Sarau Cultura e Poesia Urbana’, que contou com uma programação recheada de música, artes marciais, dança, intervenção poética, roda de conversa e muito mais. O evento aconteceu na Praça da Cultura Cantor Pedro Rogério, localizada no Marcos Freire I.
O Sarau teve início às 14h, com composição de mesa redonda, a qual debateu temas que envolvem os tipos de expressões artísticas. Em seguida, o público pode contemplar a apresentação “Arte na Escola”, com os alunos da Escola Estadual Professora Agda Fontes. Às 15h, capoeiristas demonstraram alguns movimentos de ataque e defesa, logo depois foram recitadas algumas poesias. O evento seguiu com apresentação danças, roda de conversa e muita música.
Para compor a programação, foram convidados os escritores Lucas, Negratcha e Khiphop; os poetas Sabá, Anne Souza, Hellbala, Luau, Ajesk e Priscila Neres; o dançarinos do coletivo Engrenagem; cantores 2KSMP, Yala; o grupo “Arte na Escola” da Semed; e o capoeirista mestre Alex.
De acordo com a secretária da Semcult, Mônica Menezes, o principal objetivo desta iniciativa é fomentar a cultura local e dar visibilidade aos artistas das terra. Ela também reforçou a necessidade dos artistas da terra realizarem o credenciamento para fazer parte dos próximos eventos culturais promovidos pela Prefeitura.
“Este é o primeiro Sarau realizado no município de Nossa Senhora do Socorro. Reconhecemos a necessidade de fomentar a cultura e valorizar os artistas da terra. Vamos continuar realizando esse tipo de evento, por isso reforço a importância do credenciamento, que pode ser realizado até o dia 5 de maio, das 8h às 13h, na biblioteca de Nossa Senhora do Socorro”, completou Mônica.
Fomento à cultura
A poeta Anne Souza reforçou a importância do fomento à cultura e a valorização dos artistas da terra. “O movimento Hip Hop nasceu às margens da sociedade, mas que está presente nas ruas, praças, conseguimos chegar em muitos lugares, principalmente na periferia. Quando o poder público decide promover esses eventos e inserir essa linguagem artística mostra que estamos sendo vistos e fazemos a diferença no cenário cultural. Isso é fundamental para nossa sobrevivência, fortalece nossa luta de transformação social”, afirmou.
Para a escritora e artista, Priscilla Neres, o município necessita de cada vez mais iniciativas como essas. Ela reconheceu os esforços da gestão municipal em realizar o eventos e disse estar muito feliz em ver a cultura sendo valorizada. “Eu idealizei o movimento cultural do Novo Horizonte, que foi o primeiro movimento cultural que reuniu todos os elementos do Hip Hop no Marcos Freire III. Na época, eu busquei apoio público e não tive. Agora, eu vejo um movimento positivo nesse sentido, a gestão nos apoiando e abrindo espaço para nós”, disse.
Natural de Socorro, o artista Rian Dias, mais conhecido como Heallbala, conta que se expressa artisticamente através da poesia periférica há mais de seis anos. Ela diz que começou a investir nessa área quando notou a ausência de artistas desse segmento como referência.
“Eu ingressei nas batalhas de rima através da poesia, mas também já era compositor de musicas. Eu sou o atual campeã estadual de poesia falada e em breve vou representar Sergipe em um tornei mundial no Acre. Fico muito feliz. Eu vejo de forma positiva esse tipo de iniciativa e espero que cada vez mais crianças tenham acesso às formas de expressão cultural. Muito bom ver os alunos da Escola Agda Fontes aqui hoje. Plantamos uma semente nos corações de pelo menos 30 crianças”, afirmou Rian.