Nossa Senhora do Socorro deu um importante passo no fortalecimento de políticas públicas de empregabilidade com a chegada do Programa Primeiro Emprego ao município. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada nesta quarta-feira , 14, entre a Prefeitura de Socorro, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e do Trabalho e Emprego de Socorro (Setrab), e o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem).
O programa é voltado para jovens de 18 a 29 anos que nunca tiveram a carteira assinada, e tem como principal objetivo promover a inserção no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional e geração de renda. A proposta é criar oportunidades reais para a juventude socorrense e fomentar o empreendedorismo local.
Durante reunião realizada na sede da Semdetur, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos Nascimento, celebrou a chegada do programa e o impacto social que ele deve gerar para a cidade. “Celebramos uma ação conjunta que traz esperança aos jovens socorrenses. O Primeiro Emprego não apenas insere no mercado, mas qualifica, oferecendo uma chance real de transformação. Parabenizo o Governo do Estado e nossa gestão por priorizarem o enfrentamento de um dos maiores desafios sociais: o desemprego”, afirmou.
Para o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Adilson Júnior, a iniciativa representa um novo ciclo de oportunidades que surgem para a juventude. “Hoje foi um dia muito importante para a empregabilidade em nosso município, especialmente para a juventude socorrense que busca sua primeira oportunidade com carteira assinada. A chegada do Programa Primeiro Emprego representa mais que uma política pública, é uma porta aberta para o futuro de muitos jovens”, reforçou.
O coordenador do Programa Primeiro Emprego, Joerveton Costa, admitiu que a chegada da iniciativa a Socorro representa um marco para o município. “A grande parceria entre Estado e Município está trazendo para Socorro o Programa Primeiro Emprego, que visa beneficiar jovens que nunca trabalharam de carteira assinada. É uma oportunidade real de qualificação, geração de renda e dignidade. Muitos jovens socorrenses serão impactados positivamente por essa iniciativa que promove autonomia e futuro”, destacou.
A expectativa é que a parceria entre Estado e Município amplie o acesso ao mercado formal de trabalho, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável.