Educação

Programas e Projetos

  • PDE-ESCOLA (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO) 

- Inclui metas de qualidade para a educação básica, bem como  o  acompanhamento e assessoria para municípios com baixo indicadores de ensino. É bom frisar que nesse item a Secretaria da Educação do Município vem cumprindo com suas metas.

  • PAR (Plano de Ações Articuladas)

- Configura-se como um planejamento dinâmico da educação dos Municípios, Estados e Distrito Federal, em caráter plurianual, com duração prevista até 2011. Inicialmente, o trabalho foi dividido em duas etapas: Aplicação do instrumento para o diagnóstico da situação educacional na rede municipal e elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), Diga-se de passagem, que o nosso Município persegue, com êxito, o referido Plano, sendo elogiado pelas técnicas do MEC.

  • MAIS EDUCAÇÃO

- É um programa que recebeu a adesão do Governo Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através sua Secretaria da Educação, que elegeu 19 escolas do Município para dele participarem. O Mais Educação é um Programa de Educação Integral nos contra-turnos do qual fazem parte o Ministério da Educação e Cultura, Desenvolvimento Social, Combate à fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria  Nacional da Juventude. O nosso Município

  • PROINFO (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional) 

- Tem como objetivo a inserção de tecnologias nas escolas municipais. Através desse programa e em parceria com o MEC, está sendo oferecido um curso de capacitação continuada sobre Tecnologias Educacionais para os professores da rede de ensino; além da construção e equipamento de salas de informática para os alunos da nossa rede de ensino.

  • PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRÁS SERGIPE

- Atende a duas escolas municipais: Escola Municipal Profª. Elisa Teles e Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho, com visitas ao caminhão baú de leitura (biblioteca volante), além de capacitações continuadas para os professores das escolas, sobre o trabalho de promoção da leitura em oficinas e seminários, cujo objetivo é tornar a leitura um ato prazeroso para os professores, mediadores de leitura, a fim de que eles possam, com isso, disseminar entre os alunos o hábito da leitura, importante para o seu desenvolvimento intelectual, humano e cidadão.

  • CENSO ESCOLAR 

- Coleta, anualmente, os dados sobre a educação básica nacional, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com a colaboração das secretarias Estaduais e Municipais de Educação e com a participação das Escolas Públicas e Privadas do país. O Censo Escolar é um instrumento importante para a promoção da melhoria da qualidade na educação na medida em que diagnosticam os problemas que envolvem a educação, dando-nos condições de em conhecendo a realidade, encontrarmos os meios de sua superação. Esse trabalho é realizado nas escolas municipais com monitoramento dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação incluindo treinamentos realizados no período de Janeiro à Dezembro de cada ano.

  • LIVRO DIDÁTICO 

- Consulta a reserva técnica de livros nas escolas do município e seleciona as escolas que não receberam livro didático, em número suficiente, para todas as turmas.

  • ESCOLA ATIVA (Educação do Campo)

- A proposta de organização do Projeto Escola Ativa apresentada pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Governo Municipal de Nossa Senhora do Socorro através da Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo atender as necessidades básicas da aprendizagem nas escolas das áreas rurais. Esse projeto é desenvolvido em classes multisseriadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Atualmente atendemos duas (02) escolas totalizando 100 (cem) alunos.

  •  PNAE 

- Programa Nacional de Alimentação Escolar, tem como objetivo atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares. Nesse particular, o Município de Nossa Senhora do Socorro contratou nutricionista, organizou uma equipe de técnicos de alto nível e, assim, conseguiu se destacar em Sergipe, como o primeiro Município a ofertar aos seus estudantes, duas refeições por turno.

  • PNATE 

- Programa Nacional de Apoio a Transporte Escolar –Tem como objetivo garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público, residentes em áreas de difícil acessoque utilizem transporte escolar

  • Criação das Associações de Pais e Mestres (unidades executoras) 

Tem como função administrar recursos transferidos de órgãos federais, estaduais, distritais, municipais, advindos da comunidade, de entidades privadas e provenientes da promoção de campanhas escolares, bem como fomentar as atividades pedagógicas da escola. As funções específicas da unidade executora, como por exemplo, assistência do aluno carente, manutenção e conservação física da escola e dos equipamentos, da limpeza de suas instalações e integração escola - família - comunidade, dependerão do estatuto de cada uma. O Município, através de sua Secretaria da Educação vem cada vez mais incentivando o pleno funcionamento dessas entidades.  Estão atuando regularmente, porém urge mais ação e capacitação dos seus membros.

  •  ACESSIBILIDADE - Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade 

- O programa promove a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, É de se ressaltar que o Município de Nossa Senhora do Socorro levou tão a sério esse programa que tem sido citado como referência estadual.

  • SERGIPE ALFABETIZADO

- Voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade com o propósito de reduzir as taxas de analfabetismo no Municipio, por meio de uma metodologia diversificada, visando atender a população pouco ou não alfabetizada de diferentes segmentos sociais que estejam em situação de exclusão ou de extrema vulnerabilidade social, a exemplo de: detentos, catadores de material reciclável, pescadores, quilombolas, comunidades indígenas, trabalhadores da construção civil, trabalhadores rurais, assentados do programa de reforma agrária, grupos de economia solidária, beneficiários do Programa Bolsa Família, dentre outros. Nossa Senhora do Socorro se inseriu nesse programa e é motivo de orgulho para os que fazem a Secretaria da Educação, e, por conseqüência, para o Governo Municipal.

  • PROGRAMA DE LEITURA PETROBRÁS – SE 

O projeto desenvolve inúmeras atividades ligadas à leitura e ao livro como empréstimo e doação de livros por meio dos caminhões volantes e da ampliação do acervo das salas de leitura; da realização de oficinas; da apresentação de atividades artísticas e culturais e do encontro com autores.

  • CORREÇÃO DE FLUXO (SE LIGA E ACELERA)

- Através do Censo Escolar foi detectado um grande índice de distorção nas crianças dos 09 aos 14 anos do Ensino Fundamental O Governo Municipal acolhendo a parceria proposta pelo Governo Estadual e o Instituto Airton Sena, implantou os Programas de Correção de Fluxo Se Liga e Acelera. Visa promover a aceleração de estudo com qualidade, promovendo o resgate da auto-estima e, conseqüentemente a correção do atraso escolar. O Programa Se Liga alfabetiza os alunos com distorção idade/série e o Acelera  corrige a distorção idade/série proporcionando a aceleração garantida em lei e tem como objetivo garantir alfabetização eficaz e aprendizagem de qualidade para que possam prosseguir com sucesso os estudos e concluir o Ensino Fundamental.

Enviar por e-mail

Título da notícia

* Para mais de um destinatário separe os e-mails por vírgula

Secretaria de Comunicação Social de Nossa Senhora do Socorro
Telefones: 2107-7210 / 7810, e-mail: comunicacao@socorro.se.gov.br